A FUNDAÇÃO ABRAHAM KASINSKI

Fundada em 1993, pelo empresário e sonhador Abraham Kasinski, tem como objetivos amparar, fomentar, desenvolver e divulgar atividades técnicas científicas, educativas, culturais, artísticas, filantrópicas, esportivas, recreativas, comunitárias e de proteção ambiental. A Fundação é responsável pelo Parque Quedas do Rio Bonito, localizado na cidade de Lavras em Minas Gerais e pela Associação Colégio Barão de Mauá, localizada na cidade de Mauá em São Paulo.
COMO SURGIU A FUNDAÇÃO ABRAHAM KASINSKI

A Fundação está sediada em Lavras, MG, cidade que acolheu o Sr. Kasinski e lhe deu o grande apoio para construir uma fábrica que seria uma das maiores fabricantes de amortecedores do mundo, a Cofap.
Inesquecível é relembrar o dia de sua inauguração: uma grande parte da cidade ficou sem água. Uma antiga e abandonada adutora, que ficava a 9 km da fábrica, chamou sua atenção.
Esta abastecia a cidade no século anterior, que fora então totalmente reconstruída em sua forma original, mantendo seu design, sendo então a água transportada por gravidade em todo o seu percurso. Localizada em um parque na cidade de Lavras, conhecido como o “Poço Bonito”, foi transformada no que se conhece como PARQUE ECOLÓGICO QUEDAS DO RIO BONITO.
Na entrada do Parque está o que Kasinski escreveu: “O Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito tem a missão de restaurar uma natureza exuberante que o homem se esqueceu de preservar”.
Além da restauração e preservação, em Lavras, outro sonho de Kasinski surgiu com a missão de promover o desenvolvimento humano por meio da educação, formação profissional, educação ambiental, cultura e lazer, com o intuito de despertar o indivíduo a exercer a sua cidadania plena e ter melhores condições de vida. Fundou, então, o Colégio Barão de Mauá em 1993.
A BIOGRAFIA DE ABRAHAM KASINSKI

Kasinski era o caçula de quatro filhos de um casal de imigrantes judeus russos. Criado na loja onde seu pai também vendia autopeças, o então ajudante “aumentou” sua idade em dois anos para cursar Economia.
Em 1951, ele sentiu que a empresa já não se sustentaria com a dependência de produtos importados. Convenceu, após longas discussões, um de seus irmãos a investir em uma fábrica e com ele criou a “Cofap Cia. Fabricadora de Peças”.
No início dos anos 90, a Cofap empregava 18.000 trabalhadores e exportava para 97 países. Em 6 de agosto de 1993, Kasinski criou a Fundação Abraham Kasinski e iniciou a construção do atual Colégio Barão de Mauá, com a missão de promover o desenvolvimento humano por meio da educação e formação profissional.
Depois de fundar e presidir a Cofap, a maior indústria brasileira de autopeças, por quatro décadas, deixou a fábrica.
Abraham Kasinski faleceu em 9 de fevereiro de 2012 e foi sepultado no Cemitério Israelita de São Paulo, no Butantã. “Seu legado e pioneirismo jamais nos deixarão”
O PARQUE QUEDAS DO RIO BONITO:
UMA HISTÓRIA DE PERSEVERANÇA


O Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, oficialmente denominado Parque Municipal Florestal Abraham Kasinski, é uma propriedade aberta ao público que possui uma área de 235 ha com remanescentes da mata atlântica da serra da Bocaina.
Há mais de 24 anos, contribui com a natureza, o que indiretamente favorece a saúde e bem estar da população de Lavras e entorno.
Em 1987, com a instalação da fábrica da Cofap e a necessidade de abastecimento regular de água, surgiu o primeiro problema. A solução surgiu através da recuperação da antiga adutora e do envolvimento total de Kasinski no parque.
Fazendo o reflorestamento, a proteção ambiental e um projeto de lazer para a cidade, a recém-criada “Fundação Abraham Kasinski” permitiu a renovação de um parque auto sustentável que seria inviável com os escassos recursos do governo.
Um grande trabalho começou, e a equipe de Kasinski conseguiu transformar o espaço destruído do parque em um verdadeiro oásis, replantando a floresta com 100.000 pés de plantas nativas, reorganizando a mata ciliar, seu riacho, playgrounds, trilhas, piscinas e muitas outras atrações.
A propriedade, mantida pela Fundação Abraham Kasinski, é a maior área verde do município de Lavras, com diversidade de espécies e vegetação primitiva de grande importância para pesquisadores e especialistas de todas as áreas, de diversas regiões, em torno de 80 cidades, tais como Lavras, São João Del Rey, Oliveira, Varginha e Muzambinho, por exemplo. Dessa forma, contribuímos muito também com as pesquisas da UFLA (Universidade Federal de Lavras) e sua comunidade científica, que tem muito apreço pelo parque.
Aves, corujas, macacos Sauá, jaguatiricas e outros animais silvestres habitam o belo e próspero cerrado e área de Mata Atlântica. O parque é administrado pelo seu presidente, diretores e conselheiros sem a ajuda de prefeituras, governos ou mesmo grandes, médias ou pequenas empresas. Além da ampla área verde, da diversidade biológica, do engajamento e apoio às pesquisas e da água, nosso parque também presta um serviço de lazer à toda população de Lavras e cidades vizinhas, que tem acesso às nossas piscinas, cachoeiras com água corrente, trilhas, mirantes e se divertem com suas famílias de terça à domingo, além de ser um patrimônio ecológico e cultural de Lavras, oferecendo um teatro de arena e um salão de convenções.
Também contribuímos com projetos de inclusão social; grupos vinculados ao governo e outros particulares, tais como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social, menos assistidos), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial); APAE; visitação de escolas estaduais, municipais e particulares da região, grupos universitários, igrejas, população desassistida e grupos da melhor idade, todos para trilhas de conhecimento, lazer e educação ambiental. Estes projetos, sem custos para a maioria desses grupos, atendem mais de 80 cidades e recebem grupos de 40 a 100 pessoas.
O COLÉGIO BARÃO DE MAUÁ:
UMA HISTÓRIA DE AMOR PELA EDUCAÇÃO


Em 1993, Kasinski fundou o Colégio Barão de Mauá, na cidade de Mauá, que também o acolheu para a construção da primeira fábrica de componentes automotivos. A princípio, o Colégio servia aos funcionários da Cofap, com o intuito de ensiná-los a ler e escrever, já que muitos não tinham tido essa oportunidade até então. Com o tempo, o Colégio passou a atender aos filhos dos funcionários, sendo considerado o melhor colégio da região, com excelentes professores com grandes ideias para a educação.
Em toda sua existência o Colégio Barão de Mauá sempre foi uma sociedade civil sem fins lucrativos, sendo todos os recursos financeiros revertidos para o próprio Colégio, com a finalidade de fomentar o trabalho social na região de Mauá.
A Associação Colégio Barão de Mauá acredita que a educação de qualidade é o resultado de um trabalho em equipe que privilegia a inovação, a criatividade, a atitude de pesquisa, os valores, as famílias, os parceiros de negócios, com foco no sujeito-aluno que desejamos construir e inserir em sociedade, valorizando parcerias como possibilidade de uma sociedade mais harmônica e justa.
O Colégio destaca-se por oferecer ensino de qualidade e para que isso seja possível, conta com um excelente corpo docente, uma equipe acolhedora e uma proposta pedagógica pautada em concepções pedagógicas ativas, que privilegiam a construção significativa do conhecimento, o desenvolvimento das competências socioemocionais, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para a inserção no mercado de trabalho.
Além disso, oferecemos uma infraestrutura completa, com 10 mil metros quadrados, com alamedas, praças, playgrounds, laboratórios, salas amplas, plataformas digitais de aprendizagem, espaços projetados para atividades práticas, salas de inglês e espanhol, libras, ensino em tempo integral, make projects, ensino médio-técnico, técnico em administração e contabilidade, eletrônica e química, balé, judô, ginástica, teatro, música, três quadras cobertas e um campo de futebol society, várias modalidades esportivas, competições e apresentações culturais, tudo aliado a uma proposta pedagógica inovadora, visando a formação integral do aluno. O Colégio Barão também sai na frente sendo o único da região a inserir libras, a fim de contribuirmos com a responsabilidade social e novas aprendizagens. Trabalhamos fortemente os valores e aspectos socioemocionais.
A Fundação Abraham Kasinski enfrenta os desafios de conduzir as equipes para levá-las ainda mais longe, com o propósito de motivá-las a enxergar a grande parceria que encontram na sociedade e na família.